domingo, 16 de fevereiro de 2014

A mulher na roda, aqui também tem dendê!

Dando continuidade na série a mulher na roda, aqui também tem dendê nossa segunda entrevistada é a Hozana Nunes Barbosa professora Chambinho de Maricá - Rio de Janeiro do grupo Iê Capoeira.
A professora



Chambinho é praticante da capoeira a 14 anos e atribui sua entrada no mundo a capoeira por ter sido muito moleca na infância.
Confiram aqui como foi nosso bate papo.


"Eu sou capoeira Jogo em qualquer lugar Trago no peito meu mestre E nas minhas mãos trago meu berimbau" Autor: Mestre Capa *Roda do M. Linguiça - Méier/RJ












NP- Conte um pouco como foi o seu início na capoeira ?
Minha iniciação na capoeira foi engraçado.
Sempre fui uma menina moleca. Gostava de jogar futebol, bolinha de gude, soltar cafifa e com isso, tinha muito mais amigos homens.. Todos eles ou grande parte davam salto mortal de qualquer tipo: palhaçinho, bolinha e um que mais gostava que era o "aranha" (aquele cujo o cidadão vem correndo pisa na parede e salta) e tinham aprendido na capoeira, então eu decidi: Vou fazer capoeira!
Numa quinta-feira fui assistir o treino que era em um brizolão perto da minha casa e no sábado lá estava eu treinando.
Hoje tenho exatos 14 anos de capoeira e não sei executar o bendito "salto mortal". Com o passar do tempo, fui me envolvendo e me encantando com a capoeira num todo.
Temos luta, dança, musicalidade, vivências e uma vastidão de conhecimento tudo em um só lugar.

NP- Nós vivememos em uma sociedade machista, você acredita que esse machismo patriarcal se estende até a capoeira, ou a capoeira é um universo igualitário para homens e mulheres?
A capoeira é um universo igualitário sim, tanto que temos muitas mulheres como referência na capoeira.
A mulher na capoeira não deixa a desejar para nenhum homem, ela toca, canta, participa. joga...
Mas acredito sim que tenha uma certa diferença. A mulher além de capoeirista é dona de casa, é mãe, é esposa, trabalha fora, muitas delas são chefes de família e ainda precisam arrumar tempo para ser mulher.
Parabéns para nós! Ser mulher não é pra quem quer é pra quem pode!


NP-Na sua opinião a capoeira pode ser trabalhada como instrumento de transformação social?
Não só a capoeira mas qualquer outro esporte. Uma das formas mais eficazes de intervenção e socialização são os esportes e o lazer, e a Capoeira é uma das opções mais viáveis por suas características, história e peculiaridades que facilitam a sua contextualização sócio-cultural para tal finalidade. Usada de forma isolada ou em projetos sociais, a capoeira tem sido utilizada como ferramenta que proporciona ricas oportunidades de pesquisa e de empregos.

NP-Você tem algum fato curioso que já vivênciou no munda da capoeira?
Curioso não! Tenho fatos engraçados. Já cai em roda sozinha(famosa rasteira do Bimba), a voz já falhou no meio do canto, já esqueci a letra das chulas.
Um fato que vivi que me tira boas gargalhadas quando lembro. Em uma ocasião, o Mestre Capa iria fazer uma roda e minha mãe não queria que eu fosse, pois ela não poderia me levar(minha mãe sempre me acompanhou nas rodas e treinos). decidi que eu iria e pronto.
Fui treinar. Naquela ocasião só haveria o treino mesmo e fui para a roda sem minha mãe saber, o que eu não contava, era que meu irmão iria me dedurar(sem querer). Estava eu lá na roda toda pimpona e quem me aparece de repente? Minha mãe!
Me fez passar uma vergonha danada e foi o trajeto todo de volta pra casa me dando bronca e ainda me colocou de castigo.

NP- Deixe uma mensagem para quem está iniciando ou deseja se aventurar nesse universo da capoeira?
Sejam disciplinados.
Respeitem ao seu Mestre, seus amigos de treino, de grupo.
Sejam gratos. A ingratidão é uma arma usada contra você mesmo. Afinal, você não sabe se um dia precisará de novo daquela pessoa.
Quem quer ser mestre, deve aprender a ser discípulo!
Vejo e conheço alguns casos onde jovens param de estudar para se dedicar aos treinos... Acho até legal essa dedicação!
A Capoeira é TUDO! Você sem estudo é NADA!
Concilie suas necessidades com o que gosta de fazer. Hoje você se doa para ser alguém e amanhã irá desfrutar do que almejou e conseguiu.
A vida não espera por ninguém. O tempo passa é se você não evoluir junto com ele, ficará para trás!
E lembre-se: a capoeira sempre estará esperando por você!
ProfessoraChambinho/IÊCapoeira.


MESTRANDO ESTRESSADO: foi com ele que aprendi não só a capoeira, mas aprendi a ser uma pessoa melhor, aprendi a perseverar diante das dificuldades. Ser Humano ímpar! Pessoa humilde, de caráter indiscutível. "Dizer que admiro e gosto de você é muito pouco, porque uma amizade como a nossa merece mais, merecia ser descrita no infinito para que todos pudessem entender o que realmente ela representa na minha vida , não sei se declaro, homenageio ou agradeço. Se eu fosse declarar, diria que sem você em meu caminho não haveria tantas coisas a contar, se fosse homenagear você, gostaria de lhe oferecer o brilho das estrelas e o caminho do calor do sol e você ficaria muito mais consciente desse meu gesto, mas prefiro agradecer, agradecer a Deus por sua amizade, dizer a ele que foi o melhor presente que recebi em minha vida, que você é realmente um ser iluminado que consegue trazer ao mundo um grande carisma e um grande companheirismo, você representa com nobreza a palavra amizade. Obrigada por fazer parte da minha vida."


A continuação da minha história.. Quando meu mestrando parou de ministrar aulas por questões pessoais, foi ele quem me acolheu e me recebeu de braços abertos. Tenho uma imensa admiração, respeito, carinho pelo meu ETERNO Mestre. 
MESTRE CAPA.









"O seu reconhecimento é o mínimo que eu posso dar, Pois tu és minha história viva E ninguém pode negar" ♫ Música: Reconhecimento Autor: Mestre Capa 1ª: Pegando crua-azul em Set/09 (no ano era considerado professor de 2º estágio) 2ª: Pegando azul em Nov/13 (professor formado)





"E seu sorriso tem um jeito Que disfarça a malandragem Isso é dendê Arte da capoeiragem" Música: Bota dendê Autor: Abadá Capoeira







 Minha segunda casa. Obrigada Mestre Mancha pelo carinho, pela paciência, pela amizade que têm por todos. Núcleo que faço parte. MESTRE MANCHA - MEU MESTRE




Associação Iê Capoeira foi fundada em 03 de Setembro de 1994 pelos Mestres: Capa, Preguiça e Canela. "Iê Capoeira eternamente serei. Passe o tempo que passar, venha o vento que vier, eu aqui sempre estarei".









Nenhum comentário:

Postar um comentário