terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

"A mulher na roda, aqui também tem dendê"


"Mulher na roda

Não é pra enfeitar

Mulher na roda
É pra ensinar"

Com os versos da cantiga mulher na roda cantada por Carolina Soares, começamos nosso terceiro episódio da série: "A mulher na roda, aqui também tem dendê".A mulher vem conquistando muitos espaços em diferentes áreas na sociedade e não podia ser diferente na capoeira, muitas mulheres hoje são formadas, professoras, contramestra e mestra de capoeira, algumas inclusive são as responsáveis pelo seu grupo e treinam tanto quanto os homens para mostrar o seu valor nessa arte afro brasileira: a  capoeira.Muito se fala, a capoeira é de quem treina  e a mulher vem mostrando isso claramente a cada dia, conquistando mais e  mais espaços na capoeira.Juliana Dahmer é graduada corda laranja e roxa 12º estágio do grupo de Capoeira Raízes, prática a capoeira a 13 anos e sonha em um dia ministrar  aulas.


 NP- Qual seu nome, quando, com quem e porque você começou a treinar capoeira?

Meu nome é Juliana Dahmer, comecei a treinar capoeira com o Mestrando Brutus por influência de um primo que também começou com o Mestrando Brutus, na época eu tinha 5 anos de idade.

NP- Como você o papel da mulher na capoeira, já sofreu algum preconceito por treinar capoeira?
Já sofri preconceito sim, porém só serviu de motivação para que eu seguisse em frente o amor que tenho pelo esporte que pratico é mais alto que qualquer tipo de preconceito que possa existir.

NP- Você tem planos de uma dia trabalhar ministrando aulas de capoeira?
Com certeza, hoje estudo Educação Física por conta da capoeira, quero poder leva-la mais e mais para dentro das escolas, clubes, academias, mostrando o valor que está luta brasileira tem.

NP- Conte para nós um momento marcante dentro da capoeira?

Meu batizado, foi um momento em que eu realmente vi que a capoeira fazia parte de mim, a partir daquele momento tive a certeza de era o que queria pra minha vida


NP- Como você vê a capoeira hoje em dia e aí na sua cidade em colombo?
O meu conceito em relação a capoeira aumenta cada dia mais, o prazer que sinto ao praticar está luta tem haver com sentimento de amor e paixão. Hoje em dia a sua procura está cada vez mais constante, noto isso aqui em Colombo aonde professores, diretores de escolas vão atrás de capacitados nesta arte para poder passar os conhecimentos que agregam aos seus alunos.

NP- Defina o que a capoeira significa para você?
Definitivamente é minha vida, me apaixonei por este luta não me imagino longe dela, tudo o que faço é com o pensamento na capoeira.


Vamos fazer um bate bola, apenas uma palavra pra responder as perguntas

NP- Um idolo?
Deus
NP- Uma cantiga?
Mulher na roda

Np- Um mestre?
Brutus
Np- O golpe mais bonito?
Meia lua de compasso

Np- Deixe uma mensagem para os praticantes de capoeira e leitores do blog.
A capoeira ainda sofre discriminações mais como dizia Mestre Bimba “a capoeira é para todos mais nem todos são para a capoeira”.Então se você realmente ama o que faz, não deixe isso ser uma 

barreira em sua vida, ultrapasse seus limites mostre do que é capaz, vá além.

Essa foto com o Brutus é uma das minhas prediletas, ele é também o meu ídolo o cara em que me espelho, cada vez que me perguntam o que ele significa para mim me faltam palavras porém sempre afirmo que além de professor e aluna somos amigos, cúmplices e é isso que faz com que sejamos cada vez mais unidos, não sei como faço para agradecer tudo que ele fez e faz por mim. Um muito obrigada não é o suficiente mais é uma das maneiras que encontro para falar sobre este homem. 
Obrigada Mestre muito obrigada! 

Daniel Dahmer , vejo em meu irmão um exemplo de pessoa por inúmeras dificuldades que já enfrentou em sua vida, em nenhuma delas pensou em recuar, com a cabeça erguida ele sempre ultrapassou qualquer obstáculo que apareceu em seu caminho. Aos quatro anos de idade teve que passar por uma cirurgia no coração, após um ano de recuperação entro na aula de capoeira, a partir daí a capoeira tornou-se uma terapia. Ve-lo sorrir é o que alegra os meus dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário